Páginas

Cabelos Cacheados

Por: Amaralina Silva

Oie! Eu estava com a ideia de fazer esse post a muito tempo mas, como eu estava com muitas ideias, resolvi primeiro colocar todas elas em ordem e decidir o que postar e o que não postar. O post vai ser dividido em duas partes, nessa primeira, eu quero falar um pouco dos cabelos cacheados e no segundo post, eu quero mostrar pra vocês meu corte de cabelo novo.

Quando eu era criança, me perguntava porque todas as crianças tinham cabelo liso e porque somente eu tinha cabelo cacheado. Os apelidos eram muitos: "cabelo bombril", "bucha", "pichaim", etc. Eu só chorava e odiava meu cabelo mais do que tudo, solto ele nunca ficava, sempre que eu ia ao cabeleireiro, eles só faziam uma coisa: chapinha e escova. Eu me lembro que eu adotei TODOS os métodos possíveis para ter um cabelo liso e cheguei a ter queda de cabelo depois de um relaxamento mal-feito. Através dos anos, eu fui aprendendo a gostar e a aceitar quem eu sou, como eu sou, não só os cabelos cacheados mas, também tudo sobre mim. Fui percebendo e me espelhando em meninas que tinham orgulho de seus cachos e observei um crescimento muito grande de salões especializados em cabelos afro, tudo isso me deixava com mais vontade de me assumir. Hoje, eu tenho muito orgulho do meu cabelo, raramente eu o aliso e assumo que cuido dele de maneira errada, ou melhor, eu nem cuido direito do coitado. Já vi olhares feios pra ele, já recebi elogios, já ouvi gente dizendo que me prefere assim e com isso chego a conclusão de que quando você gosta de si mesma como é, todo o resto passa a ser irrelevante. 


(A maravilhosa Thaís Araújo, e outras duas modelos com cabelos de dar inveja)


Apesar de todo o meu processo de aceitamento do meu cabelo como um traço da minha personalidade, até hoje eu ainda busco o cacheado perfeito, ou seja, um corte que valorize mais o meu cabelo e possa deixá-lo o mais solto possível, no próximo post, eu vou falar mais sobre isso. 
Se você tem cabelo cacheado, não tem jeito, a melhor maneira de cuidar dos seus cachos é com muita hidratação (pelo menos duas vezes por semana), com um corte que o valorize e que deixe os cachos crescerem, muito leave in, pentear com pente (e não escova pois, o arma demais e acaba com os cachos), de preferência um pente de madeira e usar um óleo hidratante para as pontas, porque como o nosso cabelo tem cachos, o óleo natural dele, não chega até as pontas que acabam ressecadas e formam pontas duplas muito facilmente. Nosso cabelo é muito versátil, e essa é só uma das qualidades de quem tem cabelo crespo ou com cachos, podemos fazer vários penteados nele, olha esses: 

(A cantora Alicia Keys, a atriz AnnaLynne McCord e uma modelo) 
Anna 
Há uma diferença entre cabelos cacheados e cabelos crespos. Quem tem cabelo cacheado, costuma ter a raiz lisa e os cabelos crespos são cacheados desde a raiz. Pessoas negras geralmente tem cabelos crespos, e crianças costumam ter seus cabelos cacheados quando criança e depois que crescem, eles se alisam totalmente. Os crespos tem seus cachos menos uniformes e menos definidos, o penteado ideal é o black power que traz personalidade e estilo para quem usa. Já os cabelos cacheados são lisos na raiz e cacheados nas pontas, o penteado ideal é aquele que valorize os cachos mais do que a raiz e o uso do baby liss pode ajudar a deixá-los mais em atenção ainda. 
Outra questão para quem tem cachos é a coloração, muita gente se pergunta se é possível mudar a cor do cabelo cacheado sem estragá-lo e os especialistas no assunto afirmam que isso é possível sim, só é preciso atenção redobrada porque pintar o cabelo o resseca e o cabelo cacheado já é ressecado, então é preciso hidratação maior e mais cuidado com ele. 

(Três divas com seus cabelos de cor diferente: Rihanna com o cabelo vermelho, Beyoncé loira e Shakira loira também. As três servem de inspiração para quem pretende mudar a cor dos cachos)

O que me deixa mais feliz é saber que a cada dia, vai diminuindo mais a pressão sobre a mulher ter seus cabelos lisos, mais cacheadas surgem a todo momento, menos meninas e mulheres pressionadas pela ditadura da chapinha e vejo que surge também blogueiras excelentes que falam sobre cabelos cacheados, minha preferida é a Rayza Nicácio que além de linda, ainda dá dicas super importantes sobre os cachos nossos de cada dia, há muitos outros como o Ame Seu Crespo e o Cacheadíssimas que são maravilhosos também. Para mim, assumir seus cachos é um passo muito importante, é como uma emancipação, é como a libertação para o mundo (hahaha), dá um alívio enorme, você ganha personalidade, estilo e passa a ser diferente das bilhões de pessoas do mundo que tem cabelo liso. Eu sei que o liso é bonito e eu também acho, mas quem tem cabelo cacheado e está com medo de assumir, minha dica é: no começo é MUITO estranho, depois você se acostuma e não ligue para o que os outros dizem, porque você precisa gostar de si mesma primeiro do que todo mundo e mais do que todo mundo, só assim as pessoas vão amar você como você merece. TOME CORAGEM E ASSUMA SEUS CACHOS!! 

(Taylor Swift canta sobre ser destemida e isso inclui seu cabelo)

Essa foi a primeira parte dos textos sobre cabelos cacheados, daqui a alguns dias eu volto pra falar mais sobre isso, se quiser comentar sobre o texto, não perca tempo e comente aqui ou em nossas redes sociais. Um beijo!
docevenenoblog@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos, com palavras de baixo calão ou que ofendam qualquer um dos usuários do blog ou as autoras do mesmo, serão excluídos imediatamente. Críticas construtivas, elogios e sugestões serão muito bem-vindos aqui ou em nosso email: docevenenoblog@hotmail.com


Layout exclusivo do blog - Doce Veneno | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©