Páginas

Dica de Leitura: "O Chamado do Cuco" e "Homens, Mulheres e Filhos"

Por: Amaralina Silva 

Oie, passado o Natal, a tendência é a gente viajar pra comemorar o ano novo em algum lugar diferente ou então, reunir o povo e passar em casa mesmo, não é? Pois bem, em algum momento, caso você goste de ler, você vai sentir muita vontade de fazer isso e por isso, eu te recomendo dois livros que eu li nesses últimos dias, porque ai eu já te deixo com duas excelentes recomendações literárias para começar seu 2015 (:

"O Chamado do Cuco" de Robert Galbraith

Robert Galbraith é na verdade: J.K Rowling (já falei sobre ela aqui, lembra?) e após o sucesso da série Harry Potter, a autora decidiu se arriscar usando outro nome, para se testar como autora de obras com temas diferentes, por isso inventou o nome de Robert e lançou "O Chamado do Cuco", como o livro foi um verdadeiro sucesso de vendas e foi bastante elogiado pela crítica, J.K Rowling revelou a verdadeira autoria da obra e passou a escrever mais livros com temas como esse. 


"O Chamado do Cuco" começa com a trágica morte da supermodelo Lula Landry (chamada pelos amigos no livro como Cuco) que misteriosamente caiu da sacada do apartamento onde morava na gelada Londres. Após sua morte, e com a imprensa eufórica sobre o acontecimento, o irmão dela John Bristow procura o detetive falido Cormoran Strike para investigar o caso e descobrir se Lula Landry se jogou ou foi realmente assassinada. Como o detetive está falido, acabou de ser abandonado pela namorada, está morando em seu escritório, sob o risco de despejo e ainda tem pesadelos com o que viveu na guerra do Afeganistão, só resta a Strike aceitar o caso, mas o desenrolar da história apresenta mais surpresas do que pode ser imaginado sobre a morte da modelo. 
Eu fiquei fascinada pela escrita de J.K Rowling após ler outra de sua obra: "Morte Súbita" e reconheço que, em diversos momentos lendo "O Chamado do Cuco", eu me lembrei da escrita crua e realista que ela colocou em sua outra obra, mas a autora parece saber como conduzir o leitor, ora entregando alguns pontos sobre a morte de Lula, ora colocando alguns obstáculos e personagens para nos confundir e fazer com que a gente desvie um pouco o foco do principal na obra, que é saber o que houve na noite da morte de Lula Landry. Além de apresentar um pouco da parte ruim de ser famoso, a autora nos apresenta diversos rumos que a história pode tomar e faz com que a gente acabe se apegando ao detetive Strike e sua secretária Robin e aos problemas que ele tem que enfrentar enquanto investiga o caso. Eu recomento o livro porque é uma leitura que te envolve sem perceber e te deixa curioso pelo fim, ao mesmo tempo em que a resposta pela morte de Landry está nitidamente em cada linha de "O Chamado do Cuco". 

"Homens, Mulheres e Filhos" de Chad Kultgen

Eu fiquei muito interessada no filme sobre essa obra porque ele é estrelado por um dos meus atores favoritos, Ansel Elgort (o Gus de "A Culpa é das Estrelas", lembra?) e mesmo assim, ainda não tive a oportunidade de ver o filme, e nem mesmo sabia da existência de um livro, mas passeando na livraria Nobel, eu me deparei com o livro entre os mais vendidos do mês e corri pra comprar, porque no livro, a história deve ser mais interessante do que no filme, sempre é, na minha opinião.
"Homens, Mulheres e Filhos" intercala diferentes histórias de diferentes personagens e suas respectivas relações com a internet e a relação entre pais e filhos. Um casal chegou à estagnação do casamento e através da internet, procuram novos parceiros sexuais, um garoto tem suas relações afetivas afetadas pelo uso excessivo da pornografia, uma menina busca na internet o auxílio para ser uma anoréxica melhor e um casal adolescente sofre o dilema de não conseguir manter o namoro porque a mãe dela é extremamente controladora e ele se encontra questionando tudo em sua vida após o divórcio dos pais. 


É realmente um livro bastante pesado, realista e muito bem escrito! Eu passei a analisar a minha relação com a internet após ler esse livro, e é muito chocante o que a internet faz com a mente de cada um dos personagens, afetando de maneira severa a vida deles, principalmente pelo fato de mostrar a geração que cresceu com a internet já acessível a qualquer hora e situação, os pais pelo contrário, tentam entender o vício de seus filhos à internet, o que o livro nos mostra, é que cada um desses pais entende a internet de uma maneira diferente. Patrícia Beltmeyer é de longe, a personagem que mais chama atenção na obra, ao meu ver, porque ela é completamente maluca!!!! cria programa para monitorar o computador da filha, colocou GPS no celular dela, e faz vistorias surpresas no computador da menina, para descobrir absolutamente tudo o que ela faz online, além do fato de manter um grupo que se reúne uma vez por semana, para discutir como manter os filhos seguros na internet, enfim...Patrícia é um dos pais que não consegue entender de maneira clara o uso da tecnologia e acredita estar protegendo a filha.
O livro mostra cada passo dado pelos pais na proteção dos filhos e cada passo dado pelos filhos na descoberta da internet. Se você quiser ver o filme primeiro, tudo bem porque a escalação dos atores parece muito boa (Jennifer Garner, Adam Sandler, Ansel Elgort, Judy Greer...) mas, não sei se o filme pode mostrar a profundidade em que o autor conseguiu ir, na realidade que ele coloca nas palavras ou na descrição muitas vezes chocante de alguns fatos, eu recomendo mesmo!!!

Bom, por enquanto é isso, se eu ler mais algum livro bom, volto aqui para contar, bom começo de 2015 pra vocês! Um abraço.
docevenenoblog@hotmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos, com palavras de baixo calão ou que ofendam qualquer um dos usuários do blog ou as autoras do mesmo, serão excluídos imediatamente. Críticas construtivas, elogios e sugestões serão muito bem-vindos aqui ou em nosso email: docevenenoblog@hotmail.com


Layout exclusivo do blog - Doce Veneno | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©